baby

sábado, 21 de novembro de 2009

Recém-nascidos choram com sotaque

"Com poucos dias de vida, os bebés choram de formas diferentes consoante a língua materna. Foi possível reconhecer, no âmbito de um estudo realizado na Alemanha, diferentes padrões de entoação que reflectem a língua falada pela mãe. Os investigadores, da Universidade de Wurzburg, concluiram assim que no último trimestre de gravidez, os bebés já estão a prestar atenção aos sons da linguagem.

Foram comparadas as formas de chorar de 60 recém-nascidos alemães e franceses, com três a cinco dias de vida, e não restaram dúvidas que os bebés alemães partilhavam um choro tipicamente germânico, enquanto os franceses tinham um choro com acento francês.

Não só se percebeu que os recém-nascidos conseguem produzir diferentes entoações e «melodias» de choro, como o fazem de acordo com os sons dominantes da linguagem falada sobretudo pela mãe - aquela que mais ouvem durante a gestação.

E se o pai falar outra língua? O estudo concluiu que, apesar de os bebés ouvirem a voz do pai (até a ouvem muito bem, visto os sons mais graves atravessarem melhor a barreira do abdomen da mãe), é à linguagem da mãe que vão «beber» a entoação.
É que tudo o que a mãe diz é por eles ouvido e o som da sua voz chega-lhes também por via interna, através das vibrações das cordas vocais. A voz da mãe é, de facto, o estímulo exterior mais importante durante a gestção, sublinham os investigadores.

Mais um estudo que vem comprovar a importância das memórias construídas in utero e como os bebés têm capacidade de aprendizagem ainda antes de nascerem."

Este estudo foi publicado no número de Novembro da revista Current Biology.



Lido aqui.

4 comentários:

  1. Interessante!

    Ainda no outro dia ouvi um bebé chinês a chorar e parecia que estava em Hong Kong!

    :)

    Bjs

    ResponderEliminar
  2. wow! Não fazia ideia! Mas é muito castiço!

    Espero que os 3 estejam bem. Quanto à vacina, francamente acho que o remoinho em torno disso ainda agora começou!

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Espero que estam bem.....
    PASSANDO RPA DESEJAR UMA EXCELENTE SEMANA
    MIL BEIJOSSSSSSSSSSSS

    ResponderEliminar
  4. Sim, realmente é um estudo curiso!
    Beijinhos, Sofia,Pedro e Joana

    ResponderEliminar