baby

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

28 SEMANAS



E chegada ás 28 semanas deixo-vos mais uma fotozinha e o desenvolvimento da miúda sacado dos sites especializados:

O Bebé:

O bebé está a crescer e a desenvolver-se a uma velocidade incrível. As sobrancelhas e os cílios agora estão presentes, e os cabelos estão mais espessos. As pálpebras abrem-se. Os olhos têm cor agora. Pode não ser a cor definitiva, especialmente se estiver cinza claro ou azul. Os olhos normalmente não definem uma tonalidade final até aos nove meses após o nascimento. O corpo está mais roliço e rechonchudo. Pesa em torno de 1200-1300 gramas (ai é? então porque é que eu engordei 6 KILOS??) e mede cerca de 35 cm da cabeça aos pés. O tónus muscular está a melhorar gradualmente. Os pulmões já são capazes de praticar a respiração, mas se o bebé nascesse agora ainda teria muita dificuldade para respirar. Tente falar bastante com ele, pois já é capaz de reconhecer a sua voz.
Alguns especialistas acreditam que com 28 semanas de gestação os bebés comecem a sonhar. Sonhar com o quê? Ninguém faz a menor ideia. Mas o cérebro está bem activo nesta fase. As ondas cerebrais podem ser notadas em testes específicos e os tecidos cerebrais estão bem desenvolvidos.
Se nascer agora tem 90% de chances de sobrevivência. Esperamos que fique por aí mais um bom tempo. (a sério? Esperam mesmo que sim, pessoas que não me conhecem de lado nenhum? Sentem mesmo isso, ou só acharam que era uma maneira gira de acabar o resumo da semana? Pois, bem me parecia).


A Mãe:

Parabéns, está na recta final! Neste período pode começar a sentir cãibras nas pernas, varizes, indigestão ou empachamento após a alimentação, ressecamento da pele, inchaço, azia, etc. (reparem na contradição; dão-nos um enfático 'parabéns!' no ínicio, apenas para logo a seguir dispararem de rajada que de repente já não temos vinte anos mas sim oitenta: "parabéns, vai deixar de conseguir estar em pé, comer normalmente ou olhar para um espelho! Estamos muito felizes por si, sua lesma gorda"). O seu útero está cerca de 12 cm acima do umbigo; a média de ganho de peso até agora está entre 8 a 12 quilos. Se ainda não fez um teste de tolerância à glicose para saber se é portadora de Diabetes Gestacional, o seu médico poderá pedi-lo agora.
Começa a sentir-se muito pesada e lenta agora; há muita pressão ao nível da bacia e dores nas costas e você sente-se como se o bebé estivesse sentado sobre a sua bexiga (quer dizer que ainda tenho bexiga? É que não parece). Banhos mornos podem ajudar. Seja paciente e peça ajuda aos mais próximos, pois vai precisar.
Nessa fase deve perguntar, perguntar, perguntar e perguntar....





E pronto, maneiras que é isto.

Inté!

8 comentários:

  1. "(ai é? então porque é que eu engordei 6 KILOS??)"

    É! Engordaste como uma maluca!?!? Estás-te a passar? Mau! Estás linda. Não há uma única parte do teu corpo que se tenha alterado a não ser a barriga, mal era se tal não sucedesse e achas que estás gorda?

    Estás linda!

    :)

    Amo-te muito!

    ResponderEliminar
  2. eheheh que riso te com os teus "apartes" linda parabens pelas tuas 28 semaninhas ,tão lindas e não parece nada que engordas te 6 kilos! não é nada!
    eu engordei no total 22,5! isso sim é que foi engordar!lol
    jitos

    ResponderEliminar
  3. epa em relaçao aos 6kg... TAS COMPLETAMENTE LOUCA lol pela foto ve se q tas mt bem (o teu marido q te de na cabeça cada vez q alucinares assim ;p)
    em relaçao á lesma gorda... LOLOLOL

    e tenho dito :D desculpa andar desaparecida, o cansaço aperta :D

    kiss kiss

    ResponderEliminar
  4. Amigo Bernardo, folgo saber que vais ser papá, não sabia, nem conhecia este cantinho.

    Vou passando por aqui e vou estar atento à tal tatoo.

    Aceita entre abraços e beijos (p'ra futura mamã)

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pela tua estrelinha :)

    E vou passando por aqui hehehe
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  6. Falas de barriga cheia como se costuma dizer,mas neste caso é verdade.Estás muito elegante para o tempo de gestação que tens!
    Só tens é que comer,para a menina nascer com peso normal,depois preocupas-te com o peso.
    Estou ansiosa por ver a carinha da pequena "Andreia"! Vai ser linda de certeza.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  7. Oi querida! Seja bem vinda! Vou te seguir também!
    Estamos praticamente do mesmo tempo, né? Tá quase chegando nossa hora!
    É menino ou menina? Qual o nome?

    Bjs!

    ResponderEliminar
  8. Já está desactualizado. :)
    São 29 semanas de gestação e eu em pulgas para ver a minha bebé!

    Amo-te muito!

    Bjs

    ResponderEliminar