baby

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O PESO E A GRAVIDEZ

A grávida carrega dentro de si um outro ser, no entanto a velha ideia de que tem de “comer por dois” é incorrecta e nefasta. Pelo menos três meses antes de tentar engravidar, a mulher deve aproximar-se o mais possível do peso ideal, tendo em conta a sua estatura.

Aumento de peso na gravidez

Durante a gravidez, a mulher de estatura média tende a aumentar entre nove a 12 quilos, devido a uma série de alterações que se verificam no organismo:


  • FETO – 3,2 quilos.

  • PLACENTA – 0,5 quilos.

  • LÍQUIDO AMNIÓTICO – ± 1 quilo.

  • ÚTERO – ± 1 quilo.

  • AUMENTO DO VOLUME SANGUíNEO – ± 1 quilo.

  • AUMENTO DO VOLUME DOS SEIOS – ± 1 quilo.


Feitas as contas, cerca de 7,5 quilos de aumento de peso resultam directamente da gravidez. Os restantes correspondem a gordura e líquidos que se acumulam no organismo da grávida.

Plano alimentar


Por forma a que a balança não passe a ser o seu inimigo número um, deve seguir uma dieta equilibrada e variada, com elevado teor de hidratos de carbono complexos, ricos em fibras, fruta e legumes e baixo teor de gorduras saturadas.

Este tipo de alimentação fornece as calorias e os nutrientes necessários à mãe e ao bebé, sem que a mãe adquira excesso de peso.

Deve iniciar uma dieta deste género seis ou, no mínimo, três meses antes da concepção, até porque não é aconselhável emagrecer durante a gravidez, excepto sob vigilância médica, sob pena de privar o feto de nutrientes essenciais ao seu normal desenvolvimento.


Exercício físico


É essencial que a faça um esforço para se manter em forma, antes, durante e depois da gravidez.

Na fase de planeamento da gravidez, também não deve deixar de praticar exercício físico. Andar a pé ou nadar, nem que seja só 20 minutos, por dia, é benéfico e ajuda-a a preparar-se para uma gravidez que se quer o mais saudável possível. De resto, a marcha e a natação podem (e devem) ser praticadas até ao nascimento da criança.






Artigo retirado do site PinkBlue.

Sem comentários:

Enviar um comentário