baby

sábado, 4 de julho de 2009

ORA PORTANTO

Ontem tinha tanto sono que não tive tempo para ir buscar as informações do costume sobre o desenvolvimento fetal ás 10 semanas, mas como o vídeo em baixo é focado na ecografia e eu quero saber tudo, tomai lá (os meus comentários a negrito como habitualmente):

10 Semanas


O bebé

A grande maioria das malformações congénitas ocorrem antes do final da décima semana. É encorajante saber que esta fase crítica já passou. Poucas são as malformações congénitas ocorridas no período fetal, mas lembre-se: drogas, exposições a radiação (Raio-X) e substâncias tóxicas, álcool e outras substâncias nocivas podem danificar células do feto a qualquer momento da gravidez.

O feto finalmente transformou-se de um girino para um bebé. Não só possui já uma forma humana, como a sua "cauda" (que era na verdade o desenvolvimento da medula espinal) desapareceu e se juntou à coluna vertebral.

Já se movimenta dentro do útero, embora a mãe ainda não perceba.

Os dedos das mãos e dos pés já estão bem definidos. O esqueleto está a começar a crescer e endurecer. As orelhas estão a tomar forma e as pálpebras já não são transparentes. Os dentes estão a formar-se, apesar de o bebé não vir a mostrar qualquer dente até seis ou sete (ou oito ou nove) meses após o nascimento. O cérebro cria agora uma marca incrível de 25.000 novos neurónios por minuto esta semana (muitos mais que a Paris Hilton em toda uma vida, portanto).

Se estiver grávida de um menino, ele começou a produzir testosterona. Em embriões femininos o clítoris começa a formar-se. O pénis desenvolver-se-á a partir dos mesmos tecidos, mas ainda é díficil reconhecer os genitais externos. E, sendo menino ou menina, os rins já criam uma abundância de urina (ah mijão!).

No término desta fase o bebé aumentou o peso cerca de 50 vezes.


A Mãe


A montanha-russa da náusea está quase a terminar, mas a montanha-russa de emoções (feliz, triste, chorosa, chateada. e tudo nos últimos 30 segundos) está apenas a começar. (oh, porra)

As hormonas que percorrem o seu corpo podem gerar confusão na sua sanidade emocional, por isso prepare-se para passar os próximos meses entre uma extremidade e outra do pêndulo emocional. Se se sentir particularmente triste ou deprimida fale com o seu médico, porque a depressão pré-natal é bastante comum. (não me parece que vá ficar deprimida, desde que não veja a Sic Mulher)

Neste período pode começar a sentir-se mais gorda e pouco atractiva mas não é bem assim, você está apenas grávida e sim, o seu corpo está a tomar formas mais arredondadas. ("ouviu, sua foca gorda? Você está grávida e vai inchar como um balão e não há nada que possa fazer quanto a isso, muahahaha")

O mal estar matinal começa a melhorar para algumas mães, mas para outras mulheres pode antes piorar (acho que o meu já passou. Acho). Nesta semana vai queixar-se de mau humor (eu ou os outros?) e a face pode ficar mais ruborizada devido ao aumento das hormonas (progesterona). Palpitações podem acontecer, mas são transitórias. O seu volume de sangue aumentará cerca de 40-50% durante a gestação; como resultado, vai notar com mais facilidade as veias, especialmente da barriga, seios e pernas.



E pronto, é isto. Já marcámos o rastreio do primeiro trimestre e daqui a duas semanas faz-se a ecografia da TN para despistar o Síndrome de Down.

Entretanto eu, se calhar, ía trabalhar, que já são horas.


Inté

2 comentários:

  1. Nem fale das emoções...É como viver numa montanha-russa. Num segundo estou feliz. No outro estou aos prantos, lágrimas como cachoeira. Escrevi hoje sobre isso no meu blog. Ontem por causa de uma bobagem tive um ataque de gritos, de raiva, de tudo! Que vergonha!

    ResponderEliminar
  2. Olá.
    O tempo vai passando e as nossas mudanças constantes d ehumor também.
    Não sei pra que servem mas temos de as aguentar nao é?
    Em breve deve passar espero.
    Bjos

    ResponderEliminar