baby

sexta-feira, 17 de julho de 2009

12 SEMANAS/ 3 MESES DE CRIANÇO

6 meses to go!

Feto ás 12 semanas:



E o desenvolvimento (os meus comentários a negrito como sempre):

12 semanas

O Bebé

Nesta fase quase todos os orgãos e estruturas do feto estão formados. Eles continuarão a crescer e desenvolver até ao parto. Os dedos das mãos e pés já se separaram e os pêlos e unhas iniciam o seu crescimento. Os genitais começam a assumir o seu aspecto final, feminino ou masculino (era bom que se assumisse até segunda-feira que eu quero ver o sexo na eco, faz favorzinho). O líquido amniótico começa a acumular-se, à medida que os rins começam a excretar urina. Os músculos das paredes intestinais começam a movimentar-se - é o peristaltismo intestinal, contracções no interior do intestino que ajudam na digestão e movimentação dos alimentos. Mede agora cerca de 9 a 11 cm e pesa em torno de 20 gramas ("o meu mai novo é um franganito...").
O feto mexe-se (e muito) se alguém toca na sua barriga, mas você ainda não consegue sentir os movimentos (não consigo mas agora que sei isto vou pô-lo a mexer a toda a hora, ahahah). As células nervosas multiplicam-se rapidamente. O feto adquiriu mais reflexos: se alguma coisa lhe encosta na palma da mão, os dedos fecham-se; se alguma coisa encosta na sola do pé, os dedos curvam-se; e, se alguma coisa encosta nas pálpebras, os músculos dos olhos contraem-se (e o quê, balha-me Deus, é que se lhe há-de encostar seja onde fôr?? Ele está um bocado isolado de...tudo, para ser encostado). Estando o cérebro completamente formado, o bebé também já sente dor (como assim? Se eu cantar no duche provoco-lhe enxaquecas?? Expliquem-me o que provoca dor nos fetos faxavor, que eu não sei).


A Mãe

O útero continua a crescer. A boa nova é que ele vai parar um pouco de pressionar a bexiga e as visitas ao wc vão diminuir um pouco (já reparei que sim, mas só diminuíram mesmo "um pouco". Tipo ir trinta vezes em vez de trinta e duas). Aproveite enquanto pode, pois no terceiro trimestre, o útero estará grande a ponto de voltar a pressionar a bexiga (o útero, esse grande sacana...). O mal estar matinal já está sob controle. Dores de cabeça e tonturas leves, bem como palpitações são comuns nessa fase graças ao aumento de volume sanguíneo, mas esteja certa de discutir esses problemas com o seu médico ("mas esteja certa...", que é isto? Discuto se quiser. Eu faço o que me apetecer. Fogo...).


E para já é isto. Segunda-feira temos eco, depois conto se houver novidades.
Amanhã vou ver se tiro uma foto ao TO do crianço, já que sou a única gaja com um baby blogue que ainda não pôs fotos. Devo no entanto avisar que, pelo que tenho visto nos outros blogues, esta barriguita é uma decepção. Uma de-cep-ção. Mas é o que há e tenho para mim que dentro de pouco tempo vou estar a queixar-me da enormidade do barrigo.

3 comentários:

  1. Lolol esses teus comments matam-me!
    Parabéns pelas 12semanas :D
    ah, e não és nada a unica com um baby blog sem fotos... o meu é um misto blog (meu e do Gui) e tb não tem fotos... :S andamos a falhar!

    Beijocas!!

    ResponderEliminar
  2. Pode não ter fotos...mas com o que a mãe conta "vemos tudo"

    ResponderEliminar
  3. Já é amanhã a ECO que pode mostrar o sexo do nosso bebé!

    YES!

    :)
    Amo-te muito!
    Bjs

    ResponderEliminar