baby

terça-feira, 2 de junho de 2009

ACTUALIZAÇÃO DE ESTADO

Fui hoje a uma consulta e segundo os cálculos da sôtora o crianço faz hoje 9 semanas, por isso agora deve ser mais ou menos assim:



Ahahaha, estou no gozo, isto é um embrião de elefante (mas não é tão giro??)

O meu ocupa está mais para isto:




(Não acham o aspecto bué alienígena? Eu acho bué alienígena.)

Eeee para não perder o hábito, o que dizem os médicos da nona semana:

9 semanas

O Bebé:

O tamanho do embrião deve ser do tamanho de uma uva, com cerca de 2,8 cm e pesando cerca de 4 g. A pele é tão fina quanto as pálpebras que cobrem os seus olhos. O clitóris forma-se, caso o bebé seja do sexo feminino, mas ainda não é possível saber o sexo para já (então como é que sabem que se forma agora?).
O pescoço está bem desenvolvido assim como as mãos, pés e orelhas.
As primeiras ondas cerebrais são detectadas. A estrutura básica dos olhos já está bem adiantada, porém ainda situados nos lados da cabeça do embrião (ah-ah, lá está, como um alien). As aberturas nasais e a ponta do nariz estão completamente formadas. Os intestinos começam a sair do cordão umbilical e penetram no interior do abdómen, enquanto o corpo cresce.
Os ossos e as cartilagens continuam a desenvolver-se. O coração está completamente formado; o diafragma separa o tórax do abdómen.

A Mãe:

Os seios já aumentaram e estão sensíveis. Use um soutien que dê suporte sem apertar e vai sentir mais alivio (mas eu GOSTO de esmigalhar os seios!!). A cintura continua a aumentar e você pode apresentar azia e empachamento após as refeições (o que raio é um "empachamento?). O seu corpo está a adaptar-se ás hormonas da gravidez, que aumentam os seus níveis sanguíneos para cerca de 10 vezes os níveis antes da gravidez (hã?? acho que isto é engano...).
Os cabelos ficam menos oleosos e a pele mais limpa. As roupas usuais já estão mais apertadas.
Algumas mães podem apresentar problemas dentários durante a gravidez (pois, e eu tinha mesmo que ser uma dessas "algumas". O azar persegue-me). Esses problemas estão associados à falta de cálcio no organismo. Hoje sabe-se que se dá uma alteração na saliva das gestantes por causa das hormonas da gravidez, que provocam cáries e sangramentos gengivais (o que, por sua vez, provoca a ira de Andreia Vilhena, gestante de cabelo brilhante e gengivas sanguinárias).

_____________________________________________________________


E pronto, amanhã tenho uma carrada de análises para fazer, e também a primeira invasão desavergonhada de privacidade do mini-eu, vulgarmente designada por "ecografia obstétrica".
Se conseguir sobreviver ás análises (detesto agulhas) volto para mais actualizações de estado.


Inté!

3 comentários:

  1. Venho por este meio apresentar os meus parabens aos papás e candidatar-me a madrinha virtual do crianço.
    Bjufas
    Maria

    ResponderEliminar
  2. Hello Mummy!!
    PARABÉNS!
    nem sei o que dizer... estou mt mt feliz por ti!

    agora, quanto a empachamentos: (ah pois é lol)

    «Classificação morfossintática:
    - [empachamento] substantivo masc singular .
    Sinônimos: empanzinado.»

    e por sua vez...

    «empanzinar - Conjugar

    v. tr.
    1. Pop. Empachar.
    2. Embaçar; iludir.
    3. Surpreender desagradavelmente a alguém.
    v. pron.
    4. Empachar-se.»

    Capice? lol

    beijoca

    ResponderEliminar